sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!

Nestes últimos instantes apressados de 2011, a nostalgia e um certo receio tomam conta de mim. Ao contrário de outros anos em que a ânsia da novidade me acompanhava nestas alturas, desta vez sinto-me apreensiva pelo que virá pela frente. Mesmo assim, mesmo que timidamente, é inevitável sentir que um novo começo se avizinha e certas resoluções são pensadas, mesmo que depois esquecidas.
Ao reflectir sobre o que este ano representou para mim, apesar de nem tudo ter sido um mar de rosas, não pude deixar de sentir uma grande alegria por todos os amigos que por cá encontrei, pelos momentos bons e pelos ensinamentos que me proporcionaram, muito para além da culinária e daquilo que eu esperava. Pude encontrar em cada palavra vossa, o carinho transmitido pelo pensamento, e isso para mim está a ser muito importante!
Desejo a todos que tenham aspirações para o Novo Ano e que estas se concretizem, porque isto é o melhor que nos pode acontecer: alcançarmos as metas que almejamos! Parece simples, mas será que sabemos realmente o que queremos, ou deixamos que a vida nos conduza como uma folha na corrente? Saber o que se quer é realmente o mais difícil...Mas a busca eterna pelo melhor caminho é o que nos fortalece e ensina.

Que as resoluções que tomemos para o Novo Ano envolvam sempre a fraternidade, a união e o amor. Que tenhamos humildade e paciência para caminhar devagarinho, seja em que direcção ou desejo for. Que não nos esqueçamos daquilo que decidimos, mas que tenhamos a coragem de mudar se preciso for. Que a correcção e a honestidade seja o nosso fio condutor em qualquer situação. E sobretudo que não nos deixemos abater pelas contrariedades, encarando-as como desafios e aprendizagem para crescer. Que tenhamos saúde física e espiritual para desfrutar a vida que Nos foi generosamente ofertada.

A todos, desejo uma feliz passagem e um novo despertar cheio de esperança.

A última receita deste ano é uma pista para uma das resoluções que tomei para 2012: tornar-me definitivamente vegetariana, o que ando a ensaiar há alguns meses.

Aletria vegetal (para 4 pessoas)
Ingredientes:
250grs de abóbora cozida e esmagada
200 ml de leite de coco
3 meadas de aletria(macarrão cabelo de anjo)-mais ou menos 70 grs
sal
4 a 5 colheres(sopa) de açúcar mascavo claro
2 colheres(sopa) de farinha custard ou amido de milho(maizena)
1 colher(chá) de canela em pó mais um pouco para polvilhar
Preparação:
Leve a cozer a aletria(macarrão cabelo de anjo) em um pouco de água com algumas pedrinhas de sal, por mais ou menos 5 minutos. Misture, num tacho, a abóbora cozida(não escorrida) com o leite de coco, o açúcar e a canela e leve a lume brando para aquecer e misturar os sabores, acrescente a aletria cozida e mexa. Dissolva a farinha custard ou maizena em um pouquinho de água(mais ou menos 2 colheres). Retire a mistura do lume e junte a farinha custard dissolvida em fio, mexendo sempre. Leve novamente ao lume para cozer até atingir uma consistência cremosa. Coloque numa travessa e polvilhe canela em pó.

13 comentários:

  1. Muito legal essa receita.Lembro dela!!!beijos, FELIZ 2012 e obrigado por tudo em 2011! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. AMÉM, Lina, a cada palavra ditosa que vc tão bem elencou em desejos sinceros e queridos para cada dia do novo ano.
    Seguindo com fé e esperança estas atitudes, reforço-as desejando-lhe ainda que 2012 traga -lhe saúde plena, alegrias infindas, paz e venturas permanentes.
    Feliz Ano Novo, amiga.
    Com carinho,
    Calu

    ResponderEliminar
  3. Passei só para te desejar um 2012 muito envolvente
    Beijinho
    Mané
    O Bolo da tia Rosa

    ResponderEliminar
  4. OLÁ, QUERIDA
    Que o seu Novo Ano seja repleto de realizações e bênçãos!!!
    Um Novo Olhar sobre todos os segmentos da sua vida e em todos os níveis do seu viver...
    Novas alegrias e nova paz de espírito...
    Novos horizontes a alcançar...
    Novos ações, novas intenções e novas operações...
    Viva 2012 que chega pra ficar e nos renovar!!!
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm festivo

    ResponderEliminar
  5. Afinal o pacote de aletria que comprei (o ano passado!) estáva secretamente guardado para reproduzir a tua receita.
    Ainda há 2 dias atrás, no blog da Ameixinha, afirmava que mais um ano passava sem que confeccionasse pela 1ªvez, aletria.

    Queria e quero fazê-la vegetariana, mas não tinha lembrado de aletria com vegetais!!
    Extraordinário Lina querida.

    Olha, quanto ao ficares apreensiva com o ano 2012, evita ver noticiários a mais, ou passares muito tempo com pessoas que só falem em crises e negatividades tais, pois tudo depende da maneira como percepcionamos a "Realidade".

    Enforça-te por ser positiva e transmutar tudo o que seja vibração densa em sutil. Vais ver que nada é tão mau quanto parece. Muito menos para pessoas iluminadas como tu.
    2012 beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Adorava ter a coragem para tomar a decisão que tu tomaste e tornar-me vegetariana, mas ainda não consigo. O máximo que conseguimos lá em casa é fazer um dia por semana sem comer carne. Mas já é um princípio!
    Desejo-te um 2012 cheia de saúde, amor e alegria. Quanto ao resto, acredita que vamos conseguir!

    Um grande beijinho.

    És uma inspiração!

    Manela

    ResponderEliminar
  7. QUERIDA LINA,
    LINDAS PALAVRAS, QUE AS BENÇÃOS DE DEUS ESTEJA SEMPRE SOBRE VC E TODA SUA FAMÍLIA!

    FELIZ 2012!
    BEIJOS....♥

    ResponderEliminar
  8. Olá, Lina,

    Vim te deixar - a ti e aos teus queridos - os meus mais sinceros votos de um 2012 cheio de alegrias!
    Aletria com abóbora eu ainda não provei, mas a foto me deixou a salivar, que delícia! rsrs.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  9. Admiro a tua opção pelo vegetarianismo. Gostaria de ter coragem para tomar também essa decisão, mas gosto demasiado de peixe carne e de tantas outras coisas...(esse é um dos meus males)
    Desejo-te um 2012 com muita sorte e felicidade.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Lina querida, estou de volta e rapidinho, pois o blog e as amigas fazem falta. Que linda sua aletria e que lindo texto, me emocionaram. Agora quero ver aquele prato de cima que pelo visual deve ter ficado maravilhoso... Bjocas

    ResponderEliminar
  11. Lina Feliz Ano 2012 com muitas delícias :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Lina, estive muito ocupada cuidando da família essa semana entre o Natal e a passagem de ano. Conseguimos reunir nossa pequena família e fiquei muito feliz.
    Venho desejar um ano de muita paz, saúde, trabalho e crescimento espiritual.
    Obrigada por sua amizade em 2011. Senti daqui o aroma de café que saiu da sua cozinha e também as boas vibrações durante a blogagem coletiva e não só...
    Grande beijo!

    ResponderEliminar