segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Abóbora recheada

Quando vi estas courgettes recheadas no blogue da Josy, tive uma ideia, ou melhor uma Amizadeia, porque foi uma inspiração provocada pela amizade. Actualmente tenho amigos espalhados pelo mundo(que chique!), mas que me ensinam tanto como se estivessem perto de mim, a tomar um café na mesa da cozinha. Gosto de todos os pratos que a Josy faz, porque sente-se que cozinha por prazer para sua família e tudo o que é feito com amor espelha isso, mesmo no espaço virtual, além de ser uma pessoa muito afável e querida, que me visita sempre e nunca vai embora sem deixar um comentário especial. 
Gostei particularmente desta receita porque foi uma maneira engenhosa que a Josy teve de reaproveitar as cascas das courgetes que tinha utilizado em outra receita. E foi aproveitamento em todos os sentidos: de sabor, de vitaminas, de fibras, de menor produção de lixo e de menor gasto, afinal compramos o legume com casca!

Tinha por cá umas abóboras pequeninas que ia utilizar em sopa, mas tiveram um destino mais criativo, hoje ao almoço preparei uma delas, recheada para mim. Além da apresentação bonita ficou um prato delicioso! Depois de pronta parte da casca ficou comestível!

Alguém tem mais ideias?

Ingredientes (para 1 pessoa):
1 abóbora moranga pequenina
1/2 chávena de trigo para quibe(bulgur)
1 cebola pequena picada
1/2 chuchu
1 colher (sopa) de folhas de hortelã picadas
2 fatias de queijo flamengo
1 tomate pequeno e 1 azeitona para enfeitar
Sal, pimenta preta, azeite e orégãos
Preparação:
Ponha o trigo de molho em água por cerca de 1 hora(o nível da água deve ultrapassar 1cm acima da superfície do trigo)
Corte uma tampa à abóbora, tire as sementes e leve ao microondas por alguns minutos para que seja mais fácil a operação de retirar a polpa. Deixe arrefecer um pouco e escave com cuidado a polpa, conservando a casca.
Rale o chuchu e desfaça um pouco de polpa da abóbora, cerca de 1/2 chávena, misture com a cebola picada, a hortelã e o trigo bem escorrido (esprema num pano).Tempere com sal e pimenta e encha a casca da abóbora reservada, pressionando bem.
Disponha por cima as fatias de queijo, o tomate e a azeitona, polvilhe com orégãos e regue com um fio de azeite. Ponha numa assadeira, cubra com papel de alumínio e leve ao forno  160º C por cerca de 40 minutos. Retire o papel e deixe dourar levemente. Servir com salada verde.

Com o que sobrou da polpa da abóbora fiz um bolo, que depois publicarei.

11 comentários:

  1. Lina minha querida amiga, quando voce diz que teve uma Amizadéia, concordo com voce plenamente, pois é muito gostoso, aflorarmos nossa criatividade através de pratos elaborados por nossas amigas. Fiquei muito feliz por voce ter gostado e aprovado a minha receita de abóbrinha recheada, e tenha certeza que essa sua criação foi fantástica. Gosto muito do chuchu, e juntamente com a polpa da abóbora e o trigo, deve ter ficado delicioso esse prato. A finalização está um encanto, ficou linda demais, e confesso que deu-me água na boca, certamente é mais uma receita que vai para a minha pastinha. Obrigada pelo carinho amiga, saiba e sei que voce sabe, que a estimo demais, e tenho um enorme carinho por voce. Parabéns pelo prato, ficou absolutamente lindo. Bjos, uma excelente semana pra ti e familia

    ResponderEliminar
  2. Gostei! Fica muito bonita a apresentação!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão lindinha a abóbora recheada! Mesmo apetecível. E nada se perde, tudo se aproveita. Concordo com o que dizes da Josy, é uma querida.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Lina,
    A abóbora está lindíssima, uma obra de arte comestível :)
    beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. Wow!! Mas que aspecto! Está lindissima esta abobora!
    Acho que o máximo que já fiz foram tomates recheados xD tenho que experimentar com outras coisas.

    Obrigada por todos os comentarios! Em relação ao queijo vegan, só digo isto, estou a criar o meu proprio queijo vegan, já só faltam uns ajustes, em principio esta semana fica tudo perfeitinho ^^ Assim nem se tem de comprar, e é mais saudável que os de compra :) Mas vai dar para fatiar e derreter ^^ o ultimo que fiz usei para barrar e como recheio de uma lasanha, misturado com tofu :D

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Que lindaaaaa! :D
    Ficou um máximo. Bjcs

    ResponderEliminar
  7. LINA QUERIDA,
    A TUA ABÓBORA FICOU PERFEITA E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS, HUMMMMMMM!
    AMO ABÓBORA!

    BEIJÃO E TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  8. Olha que lindo! Gostei muito, nunca eu me lembraria de tal coisa, e eu que gosto tanto de rechear tudo e mais alguma coisa. Se gostas de abóbora então tens de participar no passatempo que lancei. Conto contigo. bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Lina esta abóbora recheada ficou muito bonita, parabéns pela recriação desta receita maravilhosa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que refeição cheia de sabor. Ficou visualmente apetitosa essa abóbora e aposto e saborosa.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Ah bom! Agora já percebi tudo mas inicialmente ia escrever que não tinha visto a abóbora da Josy, mas ós depois achei melhor certificar-me, fui conferir o link e plin, acendeu-se a luzinha. Lembro perfeitamente das courgettes!!!

    A tua Moranga, tá que tá! Pra lá de boa!
    Que vistosa ficou. Deslumbrante.
    Só pode ser deliciosa.
    Beijokinhas.
    Rute

    ResponderEliminar