quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os amigos animais

Quem me conhece bem sabe que eu nunca quis ter um animal de estimação. Já vem desde a infância esta tendência, e não foi por falta de tentativa dos meus pais. Sei que isso choca muita gente, já fui taxada de insensível e algumas pessoas pensam que não gosto de animais. Mas é justamente o contrário do que sinto! No meu mundo ideal e perfeito, eu imagino o ser humano num estágio tão avançado que prescindirá de domesticar os animais, deixando que eles vivam no seu habitat natural, co-existindo todas as espécies em equilíbrio, talvez uma continuação do Génesis, do Velho Testamento. Será utopia?
Não suporto ver pássaros engaiolados, peixes em aquários, ratos e porquinhos-da-índia a correr histéricos nas rodinhas, tartaruguinhas solitárias em mini ilhas, gatos e cães trancados em apartamentos, sozinhos o dia inteiro, à espera do fim do dia para um afago do dono. Não suporto ver animais sofrerem pelos seres humanos e por reflectir mais a fundo nisso, estou gradativamente a deixar de comer carne, porque penso que a maioria das pessoas se tivessem de matar os animais por suas próprias mãos, para se alimentar, jamais comeriam carne, basta um despertar de consciência (não é Rute?), um clique, para nos fazer pensar de onde vem o que colocamos no prato. Lembro-me em pequena dos meus pais criarem coelhos para consumo e quando um desaparecia, ficava tão triste e nem pensava sequer em tocar no prato. São as tais incongruências (ou não) da minha personalidade.
Não é porque não tenho um cão ou um gato a viver comigo no apartamento que não gosto de animais. Aliás a própria expressão "gostar de animais" quanto a mim é profundamente contraditória, como se o “amor” fosse a única forma de manter vivos os animais. Será que se deixarmos de “amá-los” eles morrerão? Para mim o amor tem um sentido mais abrangente, de liberdade, e não de posse e domínio…
Quando se tem uma criança a viver connosco tudo se complica ainda mais, pois a minha filha contrariamente ao que eu era, pede-me constantemente para ter um animal de estimação; pede-me constantemente para ir ao circo (lugar que jamais gostei de ir), e por mais que tente lhe transmitir os meus pontos de vista, na maior parte das vezes o peso da sociedade se impõe.

A situação causada pelo homem com a domesticação e uso dos animais (tráfico ilegal de espécies, caça furtiva, uso de peles e partes de animais, consumo exagerado de carne, leite e ovos, etc) e a destruição do meio ambiente levam e levarão à extinção várias espécies e se formos mais além, até de nós próprios.

Há um tempo atrás se me convidassem para ir a um Jardim Zoológico, não era um programa que gostasse de fazer, achava sempre deprimente. Hoje em dia a minha opinião está a mudar, frequento várias vezes por ano o Zoo de Lourosa, o único Parque ornitológico do país, que se dedica inteiramente às aves. Lá vivem várias espécies, dos 5 Continentes, algumas ameaçadas, em que dentro do exequível tenta-se recriar o seu habitat natural, para que seja possível a sua continuidade. Realizam-se várias acções educativas por ano, todos os alunos do concelho visitam este espaço, conhecendo as várias espécies, seus hábitos, a alimentação, os perigos que enfrentam, tudo isso dentro de um amplo espaço natural, onde não falta um parque infantil e esplanada.

No meu sonho do futuro (sei que terei de viver milhares de vidas até que isso aconteça!), não será preciso existir estes lugares, pois o homem tomará consciência do equilíbrio da natureza, o seu conhecimento será usado para melhorar o ambiente, permitindo que todos os seres vivam plenamente, em liberdade, e até o Homem não será mais escravo de si próprio no dia em que se libertar do “ter” porque tudo já lhe foi dado, só é preciso respeitar…
Hoje não deixo nenhuma receita, apenas uma sugestão, deliciosa, natural e vegetal:

Um delicioso prato de fruta fresca!

15 comentários:

  1. Temos um casal de cachorrinhos e são os queridinhos da casa. Relutei em tê-los durante anos, porque mudava-me sempre, mas um dia fui voto vencido (3 x 1) e hoje sou apaixonada por eles.
    Quanto a esse simples e belo prato de frutas, posso dizer que só faz bem. Tempos atrás, estávamos minha mãe, um tio e eu conversando e saboreando diversas frutas. Isso é a união de muitas coisas boas num momento só.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Lina querida,

    Compreendo muito bem todo sentimento que você expressou em suas palavras.
    Eu particularmente gosto muito de cachorros, quando criança fui criada tendo de 5 a 6 no quintal, mas tinhamos o espaço necessário para que eles pudessem viver livremente.
    Hoje não tenho nenhum animal em casa, apesar das minhas meninas pedirem demais por um cachorrinho....mas estamos cercados por outros que já fazem parte da região, no meu quintal tem muitos calangos e sempre recebemos visitas de algumas corujas.

    Seu prato de frutas está de dar água na boca, como encontramos tudo na Natureza.....

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  3. GOSTEI DO TEU TEXTO.
    EU SEMPRE TIVE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E NÃO SABERIA VIVER SEM ELES,AS VEZES TENHO PENA DO MEU GATO POR PASSAR MUITO TEMPO DENTRO DE CASA, MAS DEPOIS PENSO SE ELE FOSSE VADIO JÁ TERIA MORRIDO Á MUITO OU PASSARIA FOME E FRIO, COMO MUITO QUE SE VÊ POR AI.
    TAMBÉM CUIDO DOS VADIOS DANDO-LHES DE COMER.
    PASSAROS JÁ NÃO TERIA PORQUE NÃO GOSTO DE ANIMAIS EM GAIOLAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Respeito e até entendo essa tua opinião em relação aos animais Lina, e até á pouco tempo também pensava assim e não tinha nenhum até aparecer o Jimmy um gatito bebe, cheio de fome e frio e a pedir colinho e claro que ponderei se devia trazê-lo para casa ou não.
    Estando eu em casa e a familia sendo grande nunca ficaria sózinho além disso se não o trouxesse o mais certo seria morrer por aí por algum canto ou até numa estrada.
    Hoje não me arrependo pois é um gato que nos acarinha muito, só quer colinho, correr e brincar e vejo que tá feliz por estar connosco...

    Beijokinhas!!

    ResponderEliminar
  5. Lina querida, embora eu tenha cães em casa, dois deles adotados, concordo com vc, sou contra ter pássaros trancafiados em gaiolas por exemplo isso sim me dá muita pena, ninguém gosta de se ver privado de sua liberdade, por que os pássaros gostariam? Creio que assim como respeitamos o ser humano, os animais merecem nosso respeito, só pelo fato de tbém ser um ser vivo, todos os anos centenas de animais são jogados nas ruas,por conta da procriação indiscriminada e se não encontram um dono, morrem em apenas 1 ano, sou a favor da adoção, assim como adotar uma criança tambem, mas como o tema aqui é animais, respeito sua escolha, e entendo seu ponto de vista. Adorei saber do Zoo de Lourosa. Adorei seu pratinho de frutas frescas. Deliciosa. Bjos querida

    ResponderEliminar
  6. Oi Lina, sou protetora há muitos anos (de animais, depois diversifiquei, achei que sendo protetora do planete e ambiente, contemplaria todo mundo..rs) e sei que no momento é saudavel a todos, ambiente e animais DOMESTICOS serem adotados. Isso quer dizer cães e gatos. Com relação aos outros você falou tudo. Não é sábio usarmos os animais como coisas. Para não me estender muito, digo que sua contribuição foi 10! Mas pense naqueles que nem um apartamento e um dono que chega tarde tem na vida.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  7. Lina,
    teu texto sinaliza atitudes que muitas das vezes não nos demos conta no trato aos animais.Conjugo com vc o repúdio em ver os animais sendo "utilizados como enfeite"pelos humanos,o horror em sabê-los abatidos com crueldade,mas confesso que não havia me detido a pensar que se fosse necessário que cada um abatesse um animal p/consumo próprio se daria conta do crime cometido.
    Contei-lhe de outra oportunidade que diminui muitíssimo o consumo de carne aqui em casa e sigo no objetivo de conseguir exterminar esse hábito.
    A cada encontro coletivo e mesmo nos individuais, mais alimento minha consciência ecológica.Amei o tema, amiga,
    Bjos d'aquém-mar,
    Calu

    ResponderEliminar
  8. Gostei do teu texto e respeito imenso a tua opinião e concordo com muitos pontos. Devido à minha profissão, acabo por ter entre mãos animais abandonados, e os animais que tenho em casa estavam nessa situação. Agora vivem à vontade, não passam fome e têm espaço para correr e brincar, e vejo que são felizes, ou nós é que somos mais felizes por termos a sua companhia!
    Esse pratinho de fruta já ia para o meu lanchinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Não poderia estar mais de acordo com o texto! Eu penso exactamente assim! Até parecemos almas gémeas!
    Quanto à sugestão: que delicioso e saudável prato de fruta! Ideal para estes dias de calor que regressaram!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Lina, percebo o teu texto. Concordo até com grande parte. Eu própria sou contra comprar animais de estimação. Tenho 2 cadelas e 2 gatos, todos adotados. No caso de um dos meus gatos, se não o tivesse trazido para casa (com cerca de 2 meses), não teria sobrevivido, pois estava doente e subnutrido. No entanto, há que analisar cada caso. Em relação a comer carne, concordo contigo. No entanto, gosto demasiado de carne para me tornar vegetariana. Assumo-me como uma das hipócritas de que falas :) Infelizmente.

    ResponderEliminar
  11. Olá

    Compreendo e respeito a tua opinião. No entanto tenho um cãozinho que adoro, mimo muito, passamos muito tempo juntos. Já não saberia viver sem ele.
    Quanto a comer carne também concordo e por isso sinto-me hipócrita porque não consigo deixar de a comer.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. O que sou mesmo contra é ter os pobres dos animais quando não se tem espaço ou forma de cuidar deles. Passei 20 anos sem um unico animal, e o que eu gostava de ter... sendo filha unica e ficando sozinha em casa todos os dias. Finalmente decidi comprar duas chinchilas de que gosto imenso. Cuidam um do outro e fazem-me companhia ^^ Tenho-os numa gaiola gigante (apenas porque tenho medo de os ter soltos porque tenho muitos fios electricos soltos) mas solto-os frequentemente para passearem (em locais controlados). Acho que são felizes. Sei que tornam a minha vida melhor.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Querida Lina,
    o teu tema dá pano para mangas!
    Concordo em absoluto com tudo o que afirmaste e revejo-me nessa relutância de ter animais domesticos. Em parte, por causa do que fala a Marta, de achar um crime ter animais em espaço reduzido, onde eles não podem correr, interargir com a natureza... Tenho muita pena daqueles cachorros que ficam em casa fechados e sozinhos o dia inteiro porque seus donos trabalham fora de casa.

    Já tive uma cocker que o meu marido encontrou abandonada na auto-estrada. Ele quase a atropelava quando encostou na berma. Ela entrou de imediato para dentro do carro dele, voluntariamente. Não teve jeito. Teve de trazé-la para casa!

    Mas deu-nos muitas dores de cabeça. Urinava a cozinha toda durante a noite, e ter de ir passeá-la à rua dáva um trabalhão terrivel pois eu apanhava os cócós todos e deitava água com lixivia nos xixis.
    Os animais não são para viver em apartamento e ainda há essa questão da liberdade.
    Não faz sentido arranjarmos mais obrigações diárias. Se por vezes não temos tempo para dedicar aos nossos filhos, ou a nós proprios, como vamos andar a passear animais 2 vezes por dia?

    No entanto, faz-me muita pena ver animais abandonados. Mas não posso dar guarida a todos. O ideal seria as pessoas começarem por não os abandonar que é uma consequência da atitude impensada de quem cede aos pedidos dos filhos. As crianças pedem tudo, mas depois não cuidam de nada. E sobra sempre para quem?

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Lina, tenho vários pontos a destacar do teu texto. Em 1º lugar, realmente deve ser raro os pais quererem que os filhos tenham animais e eles não quererem... :) normalmente a situação é a inversa.
    Concordo contigo em relação a algumas coisas: tb não suporto pássaros em gaiolas, e não é só de agora, foi uma coisa que sempre detestei ver. Um pássaro, que nasceu para voar, ali trancado naquele espaço minúsculo, qto a mim nem devia ser permitido. O mesmo com peixes.
    Agora em relação a gatos e cães, já acho muito diferente. Esses são animais que gostam de conviver com o ser humano, gostam de interagir e são bons amigos (isto tudo de um modo geral, claro). E é muito bom para as crianças, para não dizer excelente, o convívio com os animais. Aprendem a cuidar, a dar carinho, a partilhar o espaço. Agora uma coisa é certa, tb é preciso condições para ter os animais em casa. Um cão fechado num apartamento, sozinho, é uma coisa horrível. Eu adorava ter um ou dois cães, mas se tivesse um espaço onde eles pudessem correr.
    Já os gatos dão-se bem em casa. É bom que haja pelo menos uma varanda para apanharem sol, ou de preferência um terraço, mas como fazem as necessidades em casa (no caixotinho, claro) podem ficar tranquilamente em casa, até porque passam grande parte do dia a dormir.
    Eu tenho 2 gatos, e um dos meus sonhos é ter um quintal onde pudesse ter mais, e também cães. E já agora galinhas, e por aí fora... mas proporcionando-lhes um habitat onde se sintam minimanente felizes.

    Bem, eu vinha aqui só para dizer que já publiquei a "cara do Mickey"... :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. O meu sonho de um mundo perfeito é exatamente como o seu. Pena q na atualidade Muito ainda tenha q ser feito. Com relação á liberdade, hoje ela está muito complicada, pois com a invasão do homem ao habitat dos animais, eles estão cada vez mais "comprimidos" e alguns começam a invadir casas, por perderem seus espaços. Não gosto do q vejo em relação aos animais. Já, com relação aos cães, penso diferente. Acho legal tê-los, mas com responsabilidade. Cuidando muito bem deles, tendo um lugar adequado para q vivam e q passeiem todos os dias. Eles já são domesticados e não possuí-los não irá modificar essa realidade. Muita paz!

    ResponderEliminar