segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bolo caramelizado de café e figos

O meu balde de figos está quase a chegar ao fim, mas foi muito bem aproveitado. Hoje fiz um bolo que uniu duas de minhas paixões alimentares: café e figos. Apercebi-me que ainda não tinha publicado nenhuma receita com café, uma falha imperdoável contra o ingrediente que inspirou o nome do blogue e que faz parte da minha vida desde que me conheço por gente, ou seja desde que fui finalmente libertada do sacrifício de beber leite, mais ou menos aos 12 anos, quando os meus pais se convenceram que ir para a escola enjoada todos os dias era menos vantajoso do que o cálcio que eu ingeria daquele copo tomado com repugnância todas as manhãs. Desde essa época os meus pequenos almoços foram sempre acompanhados de café simples, naquela altura com açúcar, hoje aprecio-o puro, no seu sabor pleno.

Do livro Sobremesas saudáveis, de Adriana Ortemberg
Para 6 a 8 fatias
60 grs de açúcar de cana integral
10 figos frescos de cultivo ecológico (usei 8)
4 ovos caseiros, separando as gemas e as claras
2 colheres de sopa de café de cereais solúvel (usei café "verdadeiro" solúvel)
90 grs de farinha de trigo integral
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preaquecer o forno a 180ºC.Untar com manteiga ou óleo uma forma com 20 ou 22cm de diâmetro e polvilhar toda a superfície com uma colher de sopa de açúcar (para precaver possíveis desastres, eu utilizei óleo em spray e forrei o fundo da forma com papel vegetal, que também untei).Lavar bem os figos, cortar ao meio na longitudinal e colocar no fundo da forma com a parte plana virada para baixo.
Bater as gemas com o resto do açúcar integral numa taça até obter uma mistura cremos. À parte, misturar a farinha, o bicarbonato e o café solúvel e adicionar tudo gradualmente aos ovos. Por fim, bater as claras em castelo e acrescentar ao preparado anterior, primeiro juntando só algumas colheradas para diminuir a densidade da mistura e depois incorporando o resto com uma espátula de borracha em movimentos envolventes.
Deitar a pasta na forma sobre os figos e levar a cozer durante 25-30 minutos. Verificar se está cozida introduzindo um palito, que deve sair sem restos de massa agarrados.
Retirar do forno e desenformar logo(caso contrário, o caramelizado do fundo ficará pegado à forma). O resultado final é um excelente bolo húmido.
Notas:
- O bolo ficou pouco doce e com um sabor intenso a café, contrastando com o figo doce e macio. Eu gostei, mas os mais "formiguinhas"poderão queixar-se, portanto poderá ser necessário acertar a quantidade de açúcar.
- Na foto do livro, o bolo parece ter mais caramelo, talvez seja melhor polvilhar com mais açúcar ou não usar o papel vegetal (embora eu não arrisque!).

10 comentários:

  1. Também gosto de bolos de café Lina, e como vc, aprecio o café puro, amargo e sem açucar nenhum.Esse sim é o verdadeiro sabor do café. Gostei dessa parceria café/figo, deve ter ficado muito bom. Diferente. Está lindo esse bolo, a última foto está linda a apetitosa. Uma ótima semana amiga,,,bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Não posso deixar passar a epoca dos figos sem fazer um bolo com eles... tenho visto varias e a tua é mais uma para me deixar a babar!! bjks

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Este ano também tenho cozinhado imenso com figos! Acabei de fazer doce agora mesmo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo, esses figuinhos ficaram mesmo vistosos. E saudável. Realmente não há necessidade de beber leite como fonte de cálcio, os vegetais bem verdes são uma óptima e melhor fonte! E nada de enjoos, hehe. Eu também me lembro de ficar toda enjoada com o leite no jardim escola! Hoje em dia até bebo, mas só se for em chocolate quente.

    ResponderEliminar
  5. Esse bolinho ficou magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lina, o açúcar de cana é o mascavo( chamado por aqui)?Temos muitos gostos comuns: café e figos;sou fã dos dois.Figos de todo jeito são uma das minhas sobremesas preferidas,mas seguindo teu conselho,e, como sou formiguinha(rs)vou aumentar um tiquinho a dosagem do açúcar.
    Essa mesma receita pode ser feita com bananas, maçãs, abacaxis e outras frutas do gosto , não é?
    Estar por aqui aguça os olhos, o paladar e alegra o coração.
    Bjkas mil,
    Calu

    ResponderEliminar
  7. A mim parece-me fantástico este bolo. Os ingredientes excelentes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ainda não posso dizer que os figos são uma paixão, mas já me rendi a eles há pouco tempo. Gosto muito dos figos turcos, desidratados. Substituem bem uma sobremesa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. EU QUE SOU VICIADA EM CAFÉ ADOREI ESTE BOLO.
    ACOMPANHADO COM UM CAFÉ FICAVA PERFEITO...
    E TEM ESSES FIGOS QUE TAMBÉM GOSTO MUITO.
    FICOU UM BOLO LINDO.
    BJS

    ResponderEliminar