sábado, 8 de janeiro de 2011

Fudges de passas ao rum e amêndoas com cobertura de chocolate branco

Nos cabazes de Natal, foram algumas caixinhas com estes bombons, que poderão ser feitos com outros sabores: avelãs, pistácios, frutas cristalizadas, pintarolas, e o que a imaginação permitir e também com outros tipo de chocolate além do negro.
Então cá vai a receita:
500grs de chocolate negro de boa qualidade, com alta percentagem de cacau
1 lata de leite condensado
1 dl de rum(eu usei Bacardi)
cerca de 1/2  chávena(chá) de passas sem sementes ou sultanas
amêndoas picadas em pedaços
200grs de chocolate branco
Começar por colocar as passas de molho no rum durante algum tempo(cerca de 1 hora). Forrar um tabuleiro com papel alumínio. Colocar a lata de leite condensado(fechada) de molho em água quente. Derreter o chocolate no microondas ou em banho-maria. Misturar o leite condensado, as passas escorridas e as amêndoas. Espalhar no tabuleiro forrado e levar ao frigorífico por 1/2 hora. Derreter o chocolate branco(também no microondas), espalhar por cima da massa de maneira uniforme e levar ao frigorífico por mais 1/2 hora. Desenformar, cortar aos pedaços, deixar ao ar  por umas horas e guardar dentro de um frasco ou caixinha. 
Dicas: a receita não é de difícil execução, mas o chocolate é um elemento melindroso. Derreter no microondas é prático, mas há que ter calma e seleccionar pouco tempo de cada vez(30 seg) e ir mexendo, com a colher de pau, pois o chocolate já pode estar mole mas não perde a forma. É importante também evitar o  contacto com a humidade e os choques térmicos bruscos(por isso o aquecimento da lata de leite condensado), porque a partir do momento que o juntamos ao chocolate, este ganha consistência, e devemos ser rápidas após este passo. A cobertura não é estritamente necessária, mas dá um melhor acabamento ao bombom.
O único mal desta receita é que os bombons são uma delícia e ai, ai a balança...

2 comentários:

  1. Que receita deliciosa! A fazer! Muitos parabéns, este blog está óptimo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que linda receita!
    Adoro fazer pequenos mimos para oferecer aos amigos... este é um a fazer na minha cozinha :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar