domingo, 23 de janeiro de 2011

Almoço de domingo 23/01/2011

O almoço de domingo, principalmente no Inverno, é passado em casa com a família. Normalmente esse é o dia da semana em que tenho mais tempo para me dedicar à cozinha sem o relógio a comandar as operações. Gosto de experimentar receitas novas e como tem estado bastante frio, o almoço foi simples e substancial, mas estava delicioso.
Sopa de legumes
Carne de vaca na panela de pressão
Arroz branco
Salada de alface, chicória, cenoura e beterraba
Pudim

Carne de vaca na panela de pressão
Esfreguei com sal uma peça de carne para assar (cernelha). Na panela de pressão, aqueci manteiga e introduzi a carne, virando-a, até ganhar uma crosta bem caramelizada. Reduzi o calor e acrescentei 2 cenouras, 2 cebolas em gomos e 1 tira de toucinho cortada em pedaços. Adicionei um pouco de água morna, fechei a panela e deixei cozer lentamente. Passados 30 minutos, passei a panela por água fria e destapei-a. Juntei 1 cálice de vinho de Porto, fechei a panela e deixei cozer mais 15 minutos. Retirei a carne, cortei às fatias e servi com o molho.

Pudim de padaria
Eu sou apreciadora de pudim, mas ainda não consegui uma receita que me agradasse inteiramente, este não ficou mal, mas ainda não é o "tal".
1/2 litro de leite
1 1/2 chávena(chá) de açúcar
1/2 chávena(chá) de farinha
4 ovos
1 colher(sopa) de manteiga
Misturei os ingredientes com a varinha mágica. Untei uma forma com caramelo, onde verti o pudim, que a seguir foi para o forno cozer em banho-maria por 1 hora. Desenformei morno. 
Na próxima vez usarei uma forma mais estreita e alta, acho que o pudim não ficou bonito.
Nota: a receita original leva 1 chávena de farinha e fica com uma textura parecida com a de queijada.



1 comentário:

  1. se o almoço tiver sido tão bom como este "fudim" foi um almoço e pêras....
    Beijinhos

    ResponderEliminar