quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um convite, um café e um bolinho

Convido a todos a participarem da 5ª Semana Vegetariana promovida pelo Centro Vegetariano, que ocorrerá de 1 a 7 de Outubro. Mesmo que você não seja vegetariano, aproveite esta semana que também inclui o Dia Mundial do Animal,  para refletir sobre os seus hábitos alimentares e o quanto poderá fazer pela sua saúde, pelos animais e por um ambiente melhor ao adotar uma dieta vegetariana, mesmo que seja um dia por semana. Lembram-se da Segunda sem carne
Penso que todos vocês têm uma receita vegetariana em seu repertório culinário e se não for o caso que tal experimentar? Durante a próxima semana gostaria de ver em vossos blogues muita alegria vegetal!

A receita que vos trago nasceu da necessidade de usar parte de uma lata de polpa de manga que utilizei nesta receita. Não sei como é com vocês, mas eu gosto muito de comprar ingredientes diferentes para cozinhar e experimentar novidades, só que chega uma altura em que há muitas coisas não utilizadas e até esquecidas. Durante as férias, tirei um tempo para organizar a despensa e prometi a mim mesma duas coisas: gastar todos os ingredientes extra da lista habitual de compras e até isso acontecer não comprar mais nada. Muitos destes ingredientes foram adquiridos por impulso e alguns talvez não voltarei a comprar. Esta lata de polpa de manga foi o caso. Gostei muito das receitas que fiz com ela, mas para a próxima vez que as fizer utilizarei a fruta natural.


Queijadinhas de manga
rende cerca de 15
Ingredientes:
400grs de polpa de manga
200grs de açúcar
100grs de manteiga de soja
2 dl de água
300grs de farinha de trigo
4 ovos biológicos
Preparação:
Juntar a polpa de manga com o açúcar e misturar. Adicionar a manteiga derretida(e fria), a água e a farinha. Adicionar os ovos um a um e bater bem até ficar um creme homogéneo. Verta para forminhas de silicone ou de alumínio(neste caso unte-as com manteiga e polvilhe-as com farinha) e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem douradinhas. Faça o teste do palito para verificar a cozedura, que deverá sair húmido, mas limpo.
Delicie-as com um café ou chávena de chá.
Aqui por casa todos gostaram.

Fonte(receita ligeiramente adaptada): Cat Caffe.

5 comentários:

  1. Olá Lina! Não sabia desse evento! Que optima forma de sensibilizar as pessoas! Vou fazer algo no meu blog para celebrar também!
    As tuas queijadinhas ficaram mesmo fofas :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Lina estou sentindo o aroma daqui.
    Bom final de semana para você. Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Lina!
    Não sabia deste evento.
    Todas as semanas faço umas quantas refeições vegetarianas e sem carne, embora não seja vegetariana. Mas é uma cozinha que me seduz não só por ser saudável mas também pelo que representa.
    Também ando a tentar gastar coisas a mais da despensa, detesto desperdícios. Queijadinhas bem lindas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Pronto! Somos mesmo manas!!! Nestas férias também arrumei a minha dispensa, também me aconteceu verificar o mesmo que tu e também fiz a mesma "promessa" a mim mesmo! E tenho cumprido :D Mil beijinhos!!! E que quequezinhos apetitosos os teus!!!

    ResponderEliminar
  5. Lina querida, desculpe minha ausência, andei muito na correia por esses dias, com pessoas da familia doente, houve o evento do encontro gastronomico tudo foi muito corrido mas estou tentando visitar a todos com calma, agora vou me dedicar aos seus posts que perdi, essas queijadinhas ficaram lindas. Beijinhos

    ResponderEliminar