terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Panetone

O panetone é um pão doce tradicional da época de Natal, de origem italiana, com frutas secas e cristalizadas e um aroma característico a baunilha e laranja. No Brasil é um doce que não falta nas mesas de Natal e por cá também já começa a estar mais divulgado.

"Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni que actualmente é chamado de panetone"(Fonte: Wikipédia)
No Natal do ano passado foi a primeira vez que me aventurei a fazer panetone e algumas pessoas receberam de presente um bolinho feito por mim. Este ano resolvi repetir a experiência, depois da Cristina ter publicado um excelente passo a passo para máquina de pão no seu magnifico blogue Kanela y Limón. Segui a receita à risca e devo dizer que os meus panetones ficaram óptimos e com um aroma delicioso! 

É claro que muito contribuiu a essência especial para panetone que comprei na Toca do Bolo, um espaço novo que abriu recentemente aqui na minha cidade com muitos produtos específicos para pastelaria, uma grande variedade de formas e utensílios, o grande sonho de consumo para qualquer doceira!

A receita está aqui, no blogue Kanela y Limón. As únicas alterações que fiz à versão original foi o uso de açúcar mascavado claro/amarelo (180grs) e a substituição das essências de limão e baunilha por uma colher de sobremesa de essência especial para panetone. Os tempos de levedação foram os seguintes:
Massa de fermentação - cerca de 1 hora
Massa - cerca de 4 horas
Panetones moldados dentro da forma, já com as frutas - toda a noite

Renderam-me 3 panetones com cerca de 15cm de diâmetro. Eu tinha apenas 2 formas de papel e para o 3º improvisei com uma pequena panela de sopa, que resultou na perfeição!
Penso que os segredos para que esta receita resulte na perfeição, são a manipulação da massa e o tempo de levedação. A massa deve ficar bem amassada e ligada, mas não deve levar muito maior quantidade de farinha do que a indicada na receita para que fique bem leve. O tempo de levedação é muito importante: no meu caso comecei a fazer a massa no domingo a tarde e apenas na 2ª feira de manhã os bolos foram cozidos! E como está frio, a levedação foi feita no forno, isto é, liguei o forno do fogão em temperatura mínima por alguns minutos, desliguei e coloquei a vasilha com a massa embrulhada numa toalha dentro do forno até que alcançou o volume desejado. Tenho feito este procedimento para qualquer massa levedada e tem corrido muito bem!
É importante usar bons ingredientes à temperatura ambiente e se puder usar ovos caseiros/biológicos, melhor ainda!

E que tal oferecer um panetone à alguém, neste Natal? Ainda dá tempo!

17 comentários:

  1. Fico maravilhoso Lina! Este ano também fiz umas miniaturas de chocolate lá na padaria, foram um sucesso! Tenho de experimentar a tua versão!
    Beijinho Boas festas***

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida
    Um santo e abençoado Natal junto aos seus queridos!!!
    Que o Menino Deus esteja em seu coração plenificando-o de ternura!!!
    Bjm natalino

    ResponderEliminar
  3. Improvisaste muito bem!
    Mal olhei a panela da sopa, foi amor à primeira vista. É tão linda! Nota-se um estilo antigo nas pegas. Eh eh eh, só mesmo eu para ficar apaixonada por uma panela de aluminio :)

    Também ando para me aventurar nos panetones há uns anos e ainda não foi desta! Costumo desculpar com o não ter formas de panetone, mas agora tu provaste que desde que haja vontade, não há impossibilidades.

    E agora, vou-me "desculpar" mais uma vez:
    acho que não tenho uma panela dessas, rsrsrs.

    Pode ser que nos reis me aventure no reino dos pani di tonis...
    Beijinhos di ruti.
    (gostei da lenda)

    ResponderEliminar
  4. Lina, também fiz e amei,amo o blog da Cristina, hoje ofereci às professoras a bolachas risonhas recheadas, ficaram lindas e bem saborosas. Hoje às 12h20m, vou a esta nova loja.
    Dá-me a sensação que me vou perder, será?????
    Bjinhos fofos e Um grande e Santo Natal.

    ResponderEliminar
  5. Lina ficou lindo o Panetone, obrigado por partilhares os segredos :)

    Boas Festas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Lina querida estamos conectadas, hoje publiquei uma receita de panetone, porém com parceria da Panco, o seu panetone ficou lindissimo, gostei muito da sua receita, pois panetones geralmente ficam secos e o seu pela foto ficou super macio e saboroso. O bom do panetone caseiro é que podemos ter o ano inteiro. Parabéns amiga, voltarei ainda para cumprimentá-la antes das Festas. bjos

    ResponderEliminar
  7. ÓTIMA RECEITA AMIGA, FICOU LINDO!

    TENHA UM FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BEIJOS..♥
    ANDRÉA...

    ResponderEliminar
  8. Lina, desejo-te um Santo Natal e um Feliz Ano Novo e tudo de Bom!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Que lindo ficou Lina! Também fiz um este ano, mas ficou mais baixinho :) Gosto deles assim altos. Parabéns. Aproveito para desejar um bom natal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Lina! O Panetone vai vir muito bem, estou feliz que você gosta de comida italiana. Mesmo a apresentação maravilhosa. Vejo vocês em breve .. Feliz Natal
    beijos
    Lina dall'Italia!

    ResponderEliminar
  11. Lindo, lindo! Parabéns!
    Feliz Natal, com muita saúde, paz e amor.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Está muito bonito o teu panetone :)
    Aproveito a oportunidade para te desejar um bom Natal e dizer que os licores de ameixas foram um sucesso
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Foi coisa que nunca me despertou interesse provar, porque os unicos que conhecia são aqueles emcaixotados que se vêm por aí nos hipermercados e parece-me coisa muito artificial, cheia de conservantes, mas assim feito caseirinho até já parece outra coisa :-) gostei, fico a pensar no assunto para ver se me aventuro nas levedações :-)
    Resto de bom natal bjs

    ResponderEliminar
  14. Adoro panetone e como o ano inteiro, não somente na época de Natal. Tenho um amigo italiano que come um panetone sozinho em uma sentada e por isso, a esposa dele nos proibiu de dar-lhe panetones de presente! (rs*) Ele estava ficando gordo de tanto comer panetones!
    Lina, o natal se foi, mas espero que seu espírito se mantenha, durante todo esse próximo ano que chega, te trazendo sempre paz e alegria!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga Lina, saudades de voce! Fiquei super surpresa em saber que vc nasceu na Penha, e que seus pais moraram no Tatuapé, ai amiga, que saudades do meu bairrinho, a 6 anos moro aqui em Campinas, mas minhas raízes continuam no Tatu.Voce não lembra o nome da rua? Quem sabe, já não lhe ofereci um pirulito no dia das crianças? Um velho costume meu, sim por que claro, vc é bem mais nova que eu. Procura saber que rua era Lina, depois voce me conta. Passarei por aqui ainda, para te desejar Feliz Ano Novo. Bjos querida

    ResponderEliminar
  16. Lina minha querida, estou passando para primeiramente agradecer por sua amizade e carinho sempre presentes em suas visitas ao meu bloguito. Desejo um Feliz Ano Novo para voce e sua família repleto de paz, harmonia, novas conquistas e realizações. Que Deus abençõe seu lar. Um hrande beijo

    ResponderEliminar
  17. Lina que lindo ficou!!!!!
    Nossa deve ter ficado delicioso mesmo amiga!
    Ate me inspirei para fazer um panetone caseiro!
    Vim aqui te visitar amiga querida, retribuir as tuas tao carinhosas visitas ao meu blog e encontrei esta maravilha!!!!!
    Tambem vim ver teu bolo de abobora!
    Nossa tanta delicia neste blog que nem sei por onde comeco!
    Grande beijo querida amiga do coracao!

    ResponderEliminar