segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

# 14 Segunda sem carne

A receita que vos trago hoje é muito especial, para uma segunda feira que é especial porque é sem carne e porque ainda degustei este delicioso prato, que sobrou do almoço de ontem, fora isso o tempo hoje por aqui está péssimo e foi super preenchido, quando só me apetecia estar em casa, a cozinhar, a ler, a preguiçar... 

Foi baseada numa das receitas do livro Cozinha Toscana, gastronomia do mundo. Este foi um dos livros que ganhei ao participar no passatempo que a Carla promoveu no seu blog O meu tempero. O outro livro é sobre Cozinha Latina. Não poderiam ser melhor escolhidos, pois aprecio muito a cozinha destas paragens. E gostei tanto que já fiz duas receitas da Cozinha Toscana, a que reservei para hoje é a receita da capa. Apesar de não estar com o mesmo aspecto e os ingredientes terem sido um pouco diferentes, o resultado foi muito bom.

Obrigada, Carla, pelo carinho e pelo prémio, que como vês já está a ser usado!

Gnocchi de espinafres e requeijão
para 2
1 c. de sopa de azeite
300g de folhas de espinafre
1 requeijão
2 c.sopa de queijo mozzarella ralado(ou parmesão)
1 ovo, ligeiramente batido
2 c. de sopa de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
noz moscada, ralada
sal e pimenta
Molho
1 c. de sopa de azeite
1 cebola pequena finamente picada
1 dente de alho esmagado
1 chávena de molho de tomate, caseiro ou tomate em pedaços, enlatado
salsa ou manjericão fresco
Preparação:
Aqueça o azeite numa caçarola grande. Junte os espinafres e refogue, tapada durante 1-2 minutos, até murcharem. Escorra-os num passador e deixe arrefecer. A seguir esprema-os com as mãos libertando o máximo de água possível(pode espreme-los com um pano de cozinha limpo para se certificar  que ficam bem secos). Finalmente pique os espinafres e coloque-os numa tigela. Adicione o requeijão bem escorrido, o mozzarella, o ovo, a farinha e misture bem. Tempere a gosto com sal e pimenta e uma boa pitada de noz moscada ralada.Tape e leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora, ou 20 minutos no congelador.
Entretanto faça o molho. Aqueça o azeite numa caçarola, deite a cebola e o alho e refogue em lume médio, mexendo frequentemente durante 3-4 minutos, ou até a cebola ficar macia. Junte o molho de tomate ou tomate picado e deixe ferver. Se utilizar tomate enlatado, reduza o lume e refogue, destapada por 10-15 minutos até o molho reduzir e engossar. Tempere a gosto com sal e pimenta(se for caso disso) e acrescente a salsa(reserve alguma para decorar). Reserve.
Para moldar os gnocchi, enfarinhe um prato e as mãos. Coloque uma colher de chá cheia de mistura de espinafre na palma de uma das mãos, depois enrole com cuidado dando-lhe a forma de um ovo e coloque no prato enfarinhado. Repita a operação com a restante mistura de espinafre.
Leve uma panela grande com água a ferver. Com cuidado junte os gnocchi, em pequenas levas e coza, em lume brando durante 2-3minutos, ou até subirem à superfície. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os numa travessa aquecida para os manter quentes, enquanto coze os restantes gnocchi.
Sirva os gnocchi em pratos aquecidos com o molho deitado por cima e salpicados com queijo parmesão, a gosto.

Notas:
Em Portugal, o nome requeijão refere-se exclusivamente ao derivado do leite formado a partir do soro de leite obtido aquando do fabrico do queijo e que é novamente sujeito à acção do calor, equivalente à ricota italiana e brasileira[3].
No Brasil, o termo "requeijão" também se aplica a um tipo de queijo sólido, de cor amarela, feito de leite, muito encontrado na culinária do interior paulista, mineiro e do sul baiano. Entretanto, a palavra alude mormente ao tipo mais comum e mais consumido: o cremoso.
Fonte: Wikipedia

O nhoque ou inhoque (do italiano gnocchi) é um prato amplamente difundido no mundo todo. O nhoque é frequentemente preparado à base de batata ou farinha de trigo.
Fonte: Wikipedia

17 comentários:

  1. OLÁ LINA TUDO BEM?
    RECEITA SABOROSA E SAUDÁVEL, FICOU UM PRATO LINDO E ESPECIAL!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS.....♥

    ResponderEliminar
  2. Oi, Lina,

    Achei o teu gnocchi simplesmente maravilhoso (e idêntico ao da capa do livro!). Os ingredientes e a foto dizem tudo: este é um prato muito saboroso e rico!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida uma iniciativa de louvar. Recortei de um pacote de maizena (sim, ainda faço destas coisas) uma receita parecida a esta que estou ansiosa por reproduzir. Alia a saúde ao colorido. Gostei muito.
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Lina minha querida, adorei esse nhoque, veja bem, já provei nhoque de batatas, de mandioquinha, de abóbora e agora com certeza vou provar este. Ficou lindo e deve ser delicioso, pois adoro espinafre. Belo inicio de semana com nossa Segunda Sem Carne. Adorei...bjos ótima semana amiga

    ResponderEliminar
  5. NUNCA COMI MAS O TEU ESTA BEM CONVIDATIVO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Boa cara tem esta receitinha, gostei, eu que me comprometi a cumprir essas segundas feiras sem carne é que nunca ais me lembrei :-)

    ResponderEliminar
  7. Olha que maravilha! Desculpa mas ficou bem bonito digo-te já! Ainda bem que vais dar uso aos livros, muito eu pensei em quais comprar para te agradar e nao meter a pata na poça. Eu sou fã de espinafres e já andei a namorar esta receita que nunca fiz nem comi. bjs grandes

    ResponderEliminar
  8. Esse gnocchi têm um big aspecto! Yummy!
    Em tempos já fiz gnocchi de espinafre em pó (desidratados), mas nunca fiz de requeijão. E acho que o espinafre vai tão bem com queijo que jamais duvidaria que são bóptimos!
    Come-se bem, aí por casa, hein!
    Beijinhos gelados.
    Está um frio por cá!!!
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Lina parabéns pelos presentes tenho a certeza que vais fazer o melhor uso.
    Gostei da sugestão de hoje.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Hum... adoro nhoque e esse está com a cara muito boa! Como nhoque pelo menos uma vez ao mê, no dia do "Nhoque da sorte". Beijus,

    ResponderEliminar
  11. Lina, obrigada pela visita, que bom que voltou. Sua receita está linda e apetitosa (porisso não consigo emagrecer, sonho que estou comendo).

    Adoro quando as blogueiras fazem receitas de livros. É um sonho que ainda vou realizar.

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá,querida
    Há tanto o que faze sem carne vermelha e a gente agradece a descontaminação...
    Bjm de paz

    ResponderEliminar
  13. Adorei os livros !
    Tenho pesquisado comida na net, para preparar os almoços que faço aqui em casa e encanta-me a cozinha italiana !

    Mas tenho uma reclamação a fazer:
    como a amiga Lina pode estar sem inspiração para participar da nossa Teia Ambiental ???
    E logo a última do ano !!!

    Quem sabe não surge inspiração e sai uma bela postagem ambientalista ?
    Sua presença é muito importante na Teia.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Gostei imenso desta sugestão sem carne. Bem saudável e linda para os olhos, que também comem. Adoraria provar Lina :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Olá cara Lina
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e experiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar
  16. parabéns para a receita. saudações da Toscana, Olá Lina .... por Lina. temos o mesmo nome! .. beijos

    ResponderEliminar