terça-feira, 1 de novembro de 2011

# 13 Segunda sem carne


Esta segunda feira é especial. Nos países anglo-saxónicos comemora-se o Halloween ou como se diz por estas paragens, o Dia das Bruxas. Por aqui já se vê algumas pessoas disfarçadas, montras de lojas decoradas e tenho cá uma bruxinha que anda a pregar-nos uns sustos. Na televisão, é a noite dedicada aos filmes de terror. E por coincidência esta é a 13ª semana sem carne a ser publicada, tendo este número, para alguns,  conotações assustadoras. Quem não se lembra da série de terror: Sexta-feira 13?


Festa do Dia das Bruxas que fiz há 2 anos para comemorar o aniversário da minha filha
Hoje também se comemora o Dia da Poupança. Como é possível juntar isto tudo, numa segunda feira sem carne. Para mim, que gosto de ligar coisas aparentemente desconexas, não foi nada difícil!

Ontem ao almoço fiz uma feijoada, e para contrariar, nada aterrorizante, pois nela não se viu nada estranho a boiar, tipo: pé, orelha ou rabo de porco. E propositadamente fiz um pouco a mais, pois como sabemos, a feijoada, no outro dia, aquecida ainda é melhor! 

Este prato por si só, já é económico, mas a ausência da carne ainda diminuiu mais o seu custo.

Poupança de tempo, energia, recursos e vidas de animais!
Esbanjamento, só de alimentos saudáveis e brincadeiras.
Terror, só nos filmes e disfarces.
Doce ou travessura?

Feijoada Vegetariana(para 2 pessoas)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1/2 pimento
1 chuchu
1 cenoura (usei amarela)
1 tomate maduro(ou molho de tomate caseiro)
1/2 naco de seitan (125 grs)
1 mão cheia de repolho em juliana
1 1/2 chávena de feijão cozido
Azeite, 1 folha de louro, sal, pimenta preta, noz moscada, açafrão e cominhos
(Chouriço de soja, não usei, mas ficaria óptimo)
Para o acompanhamento:
Arroz branco
Mistura de couves diversas salteadas (galega, penca, acelga e espinafres)
Laranja às rodelas(importantíssima fonte vitamina C para captar o ferro do feijão e couves)

Preparação:
Pique a cebola e o alho para um tacho. Acrescente a cenoura, o pimento e o chuchu cortados em cubinhos. Regue com um fio de azeite e leve ao lume até a cebola dourar. Acrescente o seitan cortado em pedaços. Junte o tomate, ou molho caseiro, que foi o que usei, o louro e restantes temperos a gosto. Cubra com a tampa e deixe estufar até que o seitan esteja tenro, se necessário junte água aos poucos. Do feijão, retire 2 colheres de sopa e reserve, junte o restante à mistura do tacho. Esmague com um garfo os feijões que reservou e junte ao preparado, para que o caldo torne-se mais apurado. Quando estiver quase pronta, junte o repolho, mexa e desligue. Deixe descansar 5 minutos antes de servir.
Para o acompanhamento, arranje os diversos tipos de couves e corte as folhas maiores em juliana, não muito fina. Aqueça uma frigideira, acrescente um fio de azeite e 1 dente de alho picado. Junte a couve, deixe murchar, tempere com sal e pimenta preta e sirva.

3 comentários:

  1. Ah ah ah muito bem apanhada esta junção!
    «Ontem ao almoço fiz uma feijoada, e para contrariar, nada aterrorizante, pois nela não se viu nada estranho a boiar, tipo: pé, orelha ou rabo de porco.»

    O ano passado também comemorei o Halloween a rigor. Este ano por acaso está a passar-me ao lado...
    Deixo o link: Tarte de Halloween e Coca iluminada
    Beijinhos vegetarianos.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Lina querida adorei seu 13º post da Segunda sem carne, quem diria que coincidência hem amiga kkkk
    Linda a festinha de aniversário que vc fez a sua filhota à 2 anos atrás, a aranha está show. Amei sua feijoada, não sabia que era possível uma feijiada tão gostosa assim, sem orelhas, pés etc como vc disse. Qualquer dia vou me aventurar e fazer tbém, esses legumes disfarçados de orelhas e afins estão bem ao meu gosto. Parabéns deveria estar muito boa essa feijoada. Gostei demais amiga...bjocas

    ResponderEliminar
  3. Lina,
    que mesa linda e inspirada.O aniversário da filhota foi um sucesso de decoração e degustação.Tudo parece apetitoso, mesmo que tenha feição assustadora(rsrs).
    E, eis que aqui chego e encontro mais uma novidade dos céus: feijoada vegetariana.Pera aí, que vou buscar a caderneta e a caneta pra anotar tudinho, viu?
    Vc e a Rute são duas"feiticeiras do paladar."

    Obrigada pelos carinhosos coments deixados lá no Fractais. Tua presença é muito querida.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar