quinta-feira, 7 de julho de 2011

Em forma pelo Planeta


Eis a minha participação de hoje na Blogagem Colectiva: Teia Ambiental


Ergométricas geram energia verde em hotel na Dinamarca
Fonte:aqui
Um hotel de luxo em Copenhague levou o conceito de energia renovável a um novo patamar, ao conectar bicicletas ergométricas a geradores, permitindo que os hóspedes ajudem a produzir a eletricidade que consomem.
Cada hóspede do Crowne Plaza Hotel que gerar 100 watt/hora receberá como prêmio uma refeição no valor de 200 coroas (27 euros ou 36 dólares), explicou o porta-voz do hotel, Frederikke Toemmergaard.
Duas bicicletas serão equipadas com telas montadas no guidão para que os ciclistas possam ver quanta eletricidade geraram para o hotel, que se autointitula "um dos mais 'verdes' do mundo".
Graças a esta iniciativa, os hóspedes poderão "reduzir sua pegada ecológica e economizar dinheiro e energia", disse Toemmergaard.
"Uma pessoa fora de forma precisa pedalar cerca de 10 minutos para gerar 10 watt/hora e alguém em boa forma pode gerar até 100 watt/hora em 60 minutos", afirmou.
O hotel de 26 andares e 366 quartos alega ser o primeiro da Dinamarca a ter toda a sua energia gerada a partir de fontes renováveis, graças a painéis solares e um sistema de resfriamento e aquecimento hidráulico.

Discoteca aproveita energia da dança
Fonte:daqui
A sustentabilidade acaba de ficar mais «na moda» entre os ingleses. Na última semana, a pista de dança do Bar Surya, no bairro de King's Cross, em Londres, inaugurou um piso especial capaz de gerar energia eléctrica a partir do movimento de quem dança.
O piso de dança utiliza uma tecnologia chamada de «piezoelétrica», na qual cristais de quartzo e cerâmica produzem energia quando são pressionados.
É o principal destaque do projecto Club4Climate, que também inclui a venda de bebidas e alimentos orgânicos, a utilização entradas de ar para reduzir a necessidade de ar condicionado e casas de banho com consumo reduzido de água.
A Holanda foi a pioneira das discotecas ecológicas.Trata-se da primeira pista do género em Inglaterra. Há cerca de um ano, o projecto foi testado num clube em Roterdão, na Holanda. No Bar Suria, cerca de 60% da energia consumida é gerada pela pista de dança. Os outros 40% virão de uma turbina eólica e painéis de energia solar. Caso a produção supere a necessidade, o resto será distribuído para residências na região.


Sapatilha que gera energia
Fonte:aqui
Investigadores da Universidade Louisiana Tech, nos Estados Unidos, criam sapato que armazena a energia das caminhadas.
A tecnologia desenvolvida pelo Dr. Ville Kaajakari colecta energia com um gerador colocado dentro da sola de um calçado – no caso, uma sapatilha.
O sistema é baseado e um novo circuito de regulação que converte carga piezoelétrica em voltagem adequada para carregamento de baterias ou para abastecer directamente equipamentos – como telemóveis.
É usado um material barato, que é macio e resistente, e tem as mesmas propriedades dos amortecedores das sapatilhas. Assim, os usuários não notariam a diferença ao praticarem actividades físicas.
O objectivo final é utilizar o sistema para abastecer telemóveis, MP3s e outros dispositivos. Isso, no entanto, deve demorar um pouco – uma vez que, como outros aparelhos similares, este ainda não gera quantidade de energia suficiente para tais gadgets.

Há algum tempo atrás estes exemplos poderiam parecer saídos de um filme de ficção científica mas a realidade mostra-nos que não demorará muito para que esta forma de gerar energia faça parte do nosso quotidiano, evitando-se as formas concentradas e gigantescas de produção que poluem e destroem o nosso ambiente, assolando as nossas lindas paisagens.
Mas enquanto estas novidades não se tornam rotina, está ao nosso alcance, pelo menos, a poupança de energia. 
Vejam alguns exemplos:
- Quantas vezes usamos o elevador no nosso local de trabalho e depois vamos "malhar" para o ginásio.
-Temos estores eléctricos em casa, porque é engraçado carregar no botão e ver a engenhoca a subir, em vez de puxarmos uma fita e depois usamos as máquinas do ginásio para muscularmos os braços.
- Vamos de carro para o trabalho, para as compras, para buscar os filhos à escola e depois vamos "caminhar" aconselhados pelo médico.
- Reclamamos do trabalho doméstico, varrer, lavar, passar, arrumar e depois vamos suar a potes, em movimentos repetitivos nas máquinas do ginásio, e ainda pagamos.  
Parece-lhe ridículo? Mas é a mais pura realidade! A nossa maneira de pensar deve ir mais além do óbvio, e além de pouparmos o ambiente e a carteira, ficamos mais saudáveis.
E para acompanhar essa onda a minha receita de hoje é:
Pão de Ló de laranja
(sem Bimby, liquidificador ou batedeira) 
Separe um saco de pano e o seu porta moedas, calce uma sapatilhas e vá às compras, à pé. Compre laranjas e ovos, de preferência biológicos, açúcar, farinha e fermento em pó. Venha para casa, calmamente, aproveite para observar a paisagem, há sempre algo novo que você não havia reparado pelo caminho. Chegando à casa, retire as compras do saco. Não se esqueça de lavar as mãos! Unte uma forma de chaminé, usando manteiga e um pedaço de papel, polvilhe com farinha e reserve. Separe uma taça grande, uma média e outra pequena. Parta 3 ovos, separando as gemas das claras. Coloque as claras na taça grande e com a ajuda de uma vara de arames bata-as até ficarem em castelo(neve), as mais treinadas e duronas podem usar um garfo nesta operação. Entretanto já estará a suar, mas pense que poderá comer uma fatia de bolo sem culpas, depois deste esforço.Não desista! Estando as claras bem firmes, misture uma gema de cada vez, batendo sempre com a vara de arames, até que se forme um creme claro e fofo. Adicione 2 chávenas(chá) de açúcar, aos poucos, usando sempre a vara de arames, a mistura deve ficar homogénea. Misture também desta forma 2 chávenas(chá) bem cheias de farinha de farinha de trigo e com leveza 1 colher(sopa) de fermento em pó. Por último acrescente, mexendo bem devagar, 1 chávena(chá) de sumo de laranjas, espremido à mão. Coloque a massa na forma e coza em forno 180ºC por mais ou menos 30 minutos. Lave a louça, limpe e guarde-a. Veja se o bolo está cozido, usando um palito. Retire do forno, espere 5 minutos e desenforme. Regue com 1 chávena(chá) de sumo de laranjas, espremido à mão. Lave a forma, deixando a cozinha arrumada e só então saboreie uma fatia de bolo delicioso, feito pelas suas próprias mãos.

18 comentários:

  1. Ora aqui está um post cheio de ideias boas! Temos que olhar pelo planeta. Que é o mesmo que dizer por nós. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei da ideia!
    O bolo ficou bem grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei!

    Só seria mais perfeito se pudesse ser cozido num fogão a lenha, assim poupava-se mais um bocadinho na energia eléctrica.:)

    Obrigada pela informação e pela receita.

    Desejo-te um óptimo dia!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  4. Pois é, era bom que todos mudássemos um pouco os nossos hábitos. Bem me lembro na casa dos meus pais como as coisas eram diferentes. Um dia o meu microondas avariou e eu já nem sabia onde aquecer o leite. Mas devido à crise e aos tempos em que vivemos já dou por mim a poupar o ambiente. E poupo na carteira também. Agora este pão de ló feito artesanalmente deve estar uma maravilha. Já fiz 3 pãos de ló. Um ficou divinal meio húmido que se comeu em 5 minutos, dividido por duas pessoas apenas, levava um monte de ovos. O segundo ficou mais seco e o terceiro foi direitinho para o lixo. Coisas da vida e do meu mau jeito para bolos. bjs

    ResponderEliminar
  5. Adorei a postagem, aqui no Brasil já vi uma discoteca que, com o pisar e dançar, gera energia de iluminação. É também aproveitada a água da chuva. Maravilhoso! Adorei e o bolo? Sensacional. Aqui onde trabalho adoraram a foto e ele parece muito apetitoso.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  6. Nice recipe with orange.Cake seems very delicious:)

    ResponderEliminar
  7. Wow, looks great and delicious! I like orange very much:)

    ResponderEliminar
  8. Lina querida amiga, vc como sempre dando um show em suas participações no Tema Ambiental, é de muito valor esse post, muitas coisas eu desconhecia, e como vc disse, realmente reclamamos de tantas coisas, e esquecemos de que temos tão perto e fácilmente maneiras de economizarmos energia, é só querer não é? Seu bolo ficou lindo, artesanalmente lindo, e a confecção dele mesmo que à custa de um pouco de esforço, com certeza valeu muito a pena...Bjocas

    ResponderEliminar
  9. Lina minha amiga vc veja como são as coisas. Veja como sou desatenta, e como tem muitas pessoas desatentas, agora no final do dia vc viu que esqueci de colocar a farinha de trigo na receita, eu não tinha nem percebido, e ri muito agora pois a Rute me falou que eu não precisava fritar as favas durante 30 minutos, por que o que ela usou foi a Actifry e eu panelinha, quase as coitadinhas queimaram. Tudo por falta de atenção kkkk. Obrigada pelo aviso querida...bjocas

    ResponderEliminar
  10. Beeeeeeeeeeeeeeem!!! A Teia de JUL está a bombar cá cuma pinta!
    Ou é de andar destreinaida destas andanças, ou realmente JUL iluminou as mentes todas! Até à "data" adorei (de paixão) todas as participações. Estão originais, surpreendentes, diversificadas!
    Uau, uau, uau!

    Então a tua com estas novidades todas, está Supercalifragilisticexpialidocious! A parte docious veio com o bolo sem bimby, sem liquidificador, sem batedeira, que me fez lembrar uma maionese feita à mão por mim e pelo meu marido há uns laaaaaaaaaaargos anos atrás. Certa vez de férias, planeando uma salada russa, mas não tinhamos maionese nem com que bater o azeite com o ovo. Dai que levámos quase uma hora: ora bate tu, ora bato eu, alternados!!

    E por falar em ginasticar... a minha tendinite já está a apertar... portanto acho que vou bazar!
    Mil beijos verdes,
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Olá, Lina!
    Acho o teu post o máximo!
    Eu enviei-te um e-mail após teres comentado no meu blog (A Escola É Bela) na altura da BCFV-Juventude, não sei se viste...
    Beijinhos e até um dia destes (na próxima BCFV, talvez!)
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Acho que ias gostar de ir até à Rocha
    Uma organização que começou em Portugal e que está espalhada no mundo inteiro (aliás ganhou um prémio como a melhor organização ao nível Europeu (está em Portugal e ninguém dá por isso)
    Aqui está http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Rocha
    Bjs
    Mané
    http://obolodatiarosa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Olá, vim atrás do aroma do café... :)

    bem, eu nesse hotel não me safava, se em boa forma é preciso pedalar 1h, imagino em forma ferrugenta :) Mas achei a ideia excelente, e o prémio é compensador.
    Já os conselhos para poupar energia gostei, e pratico-os, por acaso até ando bastante a pé. Mas realmente há pessoas que não dão 3 passos no dia-a-dia, e depois vão para o ginásio. Enfim!
    Muito boa participação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Lina querida,

    Adorei todas estas informações!!!
    Te confesso que não tinha conhecimento destas novas formas de obter Energia.
    Aqui no Brasil isto seria TUDO, já que o povo adora uma academia e dançar em clubes.
    Parabéns pela postagem, foi muito informativa e interessante!
    Sua receita está a me dar água na boca, ficou Lindo seu Pão de Ló....e a sua dica de colocar o tênis e ir comprar os ingredientes foi muito legal.
    Novamente Parabéns!

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  15. Lina,
    por causa do comentário da Lú, reparei mais a pormenor no texto do bolinho. Está genial essa de separar um saco de pano, calçar os tennis, ir às compras a pé, etc etc...
    Só te faltou o meu forno solar, para ser um bolinho custo zero de energia!
    Beijinhos,
    Rute
    P.s.-Quando terminares de ler o livro não envies logo para mim, pois vamos pôr esse livrinho a circular! De ti pode ir diretamente para alguém em Portugal. Só temos de divulgar o bookcrossing :)

    ResponderEliminar
  16. Lina,
    Amei a receita descrita com senso de humor!
    Outro dia meu deu na telha de bater 3 claras em neve (castelo)no garfo. Como tenho epicondilite, o cotovelo reclamou, mas fui até o fim.
    Suco de laranja geralmente só faço manualmente. Só para grande quantidade uso o espremedor.
    A coletiva está chegando...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    adorei a postagem. Cheia de energia e boas ideias.
    O pão-de-ló também ficou bem bonito.
    Uma delícia....
    Obg pelo comentário no Iguarias Caseiras e pela força...
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Que belo pão de ló. E ainda por cima com sabor a laranja. Muito bom. Gostei mesmo.
    Beijinho
    Atitude Zen

    ResponderEliminar