domingo, 30 de janeiro de 2011

Polvo à pescador (a melhor maneira de cozinhar polvo)

Até descobrir esta receita cozinhar polvo era para mim uma aventura.Usava a panela de pressão e ora era tempo à mais e o polvo parecia borracha, ora de menos e ficava duro, mas esta receita, baseada numa do Chefe Silva, tirou-me desse dilema e agora o polvo fica sempre no ponto. Pode ser utilizado polvo congelado ou fresco.Se for congelado, terá de ser descongelado com antecedência.
Num tacho, em que caiba a quantidade de polvo que irá ser cozinhada, deitar um fio de azeite e alho grosseiramente picado. Colocar o polvo limpo e escorrido, tapar e deixar cozer em lume brando. Não necessita de sal. Esperar 20 minutos e experimentar com um garfo o ponto de cozedura, que dependerá da espécie e tamanho do polvo.Nesta fase é importante verificar o ponto de 5 em 5 minutos para não cozer demais. 
Depois de cozido cortar aos pedaços e temperar a gosto.
Hoje eu coloquei o polvo numa travessa de forno com batatas cozidas.Fiz um refogado com cebola cortada em meias luas, azeite, vinho branco, louro e uma pitada de sal com o qual reguei o polvo. Levei ao forno apenas para aquecer. Servi com salada de alface, cenoura, beterraba e milho.

5 comentários:

  1. Que delicia deve ter ficado.
    Gostei deste modo de fazer, pra mim polvo ainda é um prato difícil de acertar.
    Obrigada pela dica.
    Um beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  2. EU ADORO POLVO, ESSE TEU FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Deve ficar muito bom, tenho um polvito lá em casa, pescado pelo meu pescador de fim de semana, tenho de experimentar.

    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Adoro polvo.........e este que aqui vejo está mesmo a pedir para comer um pedacinho...
    Beijito

    ResponderEliminar
  5. o meu polvo ficou duro. Que faço agora com ele? posso voltar a coze-lo?

    ResponderEliminar